O que seu o cliente quer?

23 set
2014

artigo_solucaoO que o cliente quer!?

Com 5 anos dedicados ao desenvolvimento de websites e tratamento com clientes nas mais adversas situações, pude concluir e desmistificar alguns paradigmas que são frequentes no mercado digital.

Vender solução – Quando um cliente busca um profissional ou um agência de comunicação para criação de um web site, muitas das vezes ou até 80% das situações seu cliente não sabe o que realmente quer. Há alguns anos atrás, o fato de ter um endereço na web era algo inovador e suficiente para levar ao conhecimento dos internautas o negócio, empresa ou serviço.

No mundo digital de hoje cabe a agência fazer a Pesquisa, Análise e Propor a solução adequada ao negócio do cliente, pois muitas vezes ele não está apto e não tem maturidade suficiente de assumir um website como ferramenta de publicidade digital. Certas situações, parcerias, utilização de redes sociais e outros tipos de mídia são soluções mais adequadas ao negócio deste determinado cliente.

Ex.: Um cliente do ramo de artesanato, que procurou nossa agência para o desenvolvimento de uma loja virtual, com o simples objetivo de vender seus artesanatos (artefatos de decoração, esculturas e utilidades).

Nestes casos temos um potencial cliente que quer ampliar sua rede de vendas. Cabe a nós direcionarmos este cliente a melhor solução para o negócio dele no mercado digital. Por mais que ele realmente queira uma loja virtual, auxiliamos como primeira ação, fazer um website simples com foco nos serviços e catálogo de fotos dos seus produtos, integrando com redes sociais e um blog interno onde o mesmo pode postar conteúdos ricos relacionados ao serviço ou produto, elevando e dando credibilidade ao trabalho que ele desenvolve.

Esta ação foi indicada pelo período entre 4 a 6 meses, com objetivo de ampliar seguidores em redes sociais e engajar melhor potenciais compradores para os seus produtos. Levando em consideração também o fator custo e logística, para iniciar as atividades no mercado digital o website é mais em conta que uma loja virtual além de identificar que o cliente não estava preparado para encarar a logística do mercado digital.

Passados os 6 meses iniciais, com o website em produção e o conteúdo sendo bem trabalhado no blog, catálogo e redes sociais o negócio do cliente conquista audiência suficiente na web para pensar em uma loja virtual, pois nesta situação o produto que ele produz é conhecido, ele já tem maturidade digital e condições relacionadas a custo e logística para vendas na internet.

O foco deve estar sempre na Solução. Ferramentas e Serviços são artefatos da solução.

Diego Gadia Melazzo

CEO/CSM – Willdnet

Diego Gadia Melazzo
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